No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal veículo das Nações Unidas para o aumento de uma maior consciência mundial e intervenção direta de cada um de nós para a defesa do meio ambiente.

Ao longo dos anos, esta plataforma global de sensibilização tem crescido e é amplamente celebrada em mais de 100 países. Ela também serve como um dia para fazer algo positivo para o meio ambiente, realçando a capacidade que as ações individuais têm quando transformadas em coletivo, gerando um impacto positivo exponencial no planeta.

O tema do Dia Mundial do Ambiente deste ano é “sete bilhões de Sonhos. Um planeta. Consumir com cuidado.”
O bem-estar da humanidade, o meio ambiente, e em última análise o funcionamento da economia, seriam razões mais que suficientes para uma gestão responsável dos recursos naturais do planeta. No entanto, o resultado atual é de que estamos consumindo recursos naturais mais do que o planeta pode fornecer de forma sustentável.

Muitos dos ecossistemas da Terra estão se aproximando de pontos críticos de não retorno e de esgotamento ou mudança irreversível, impulsionados pelo alto crescimento populacional e desenvolvimento económico. Em 2050, a manter-se os atuais níveis de consumo e produção e com uma população em crescimento que deverá atingir 9,6 bilhões, precisaremos de três planetas para sustentar o nosso modo de vida e de consumo.

Consumir de forma mais cuidadosa e sustentável, é o passo correto a dar para garantir um futuro mais sustentável, onde seja possível realizar os nossos sonhos e manter o planeta de forma saudável.
Viver de forma sustentável é sobretudo fazer mais e melhor com menos, ignorar que o crescente uso dos recursos naturais e inerentes impactos ambientais é não agir de forma consciente na sustentabilidade futura deste planeta.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon afirmou que, “Embora as decisões individuais possam parecer pequenas em face de ameaças e tendências globais, quando bilhões de pessoas unem forças num propósito comum, estas podem fazer uma enorme diferença.”

Dito de forma mais simplista, cada ação conta, e cada ação feita neste Dia Mundial do Ambiente, é a oportunidade para que todos possam perceber a responsabilidade de cuidar da Terra e tornar-se agentes de mudança.

Junta a tua à nossa energia em: www.ena.com.pt 

The following two tabs change content below.

ENA

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
A ENA - Energia e Ambiente da Arrábida é uma agência local, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em Junho de 2006 com o apoio do Programa “Energia-Inteligente Europa”.

Últimos textos de ENA (ver todos)