A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, entidade promotora, e os parceiros AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal – e ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2013-2014), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), estão a implementar a medida “Ventos de Poupança”.


A medida “Ventos de Poupança” consiste na realização de um concurso inter- escolas, o qual terá como objetivo a promoção da utilização racional da energia elétrica junto das escolas do 3.º Ciclo de Ensino Básico e Ensino Secundário, pertencentes aos concelhos do Seixal, Alcobaça, Alenquer, Alvaiázere, Ansião, Arruda dos Vinhos, Batalha, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Leiria, Lourinhã, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Ourém, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.


A 1ª fase do concurso pretendeu envolver a comunidade escolar e local nesta medida, através do preenchimento de um questionário e votação num estabelecimento de ensino, assim como efetuar um levantamento das necessidades energética das escolas, com especial incidência na energia elétrica, elaborando planos de sensibilização para os estabelecimentos de ensino. Foram contabilizados cerca de 124.000 votos da comunidade e mais de 14.000 inquéritos preenchidos, que demonstram o enorme sucesso desta iniciativa.


As diferentes tarefas desenvolvidas pelas escolas foram avaliadas por um júri que selecionou 30 escolas, de acordo com os critérios definidos no regulamento do concurso. Relativamente à participação no concelho do Seixal, transitam para a 2ª fase do concurso a EB da Cruz de Pau, EB Nun’Álvares, EB Vale de Milhaços e a Escola Secundária Dr. José Afonso.


Todas as escolas que participaram no concurso irão receber um kit de monitorização de energia elétrica, sendo que às escolas apuradas para a próxima fase será ainda oferecida uma estação meteorológica com anemómetro, com a inclusão de um software para registo e análise das condições meteorológicas. Esta estação permitirá avaliar o potencial eólico de cada escola em função da sua localização e elaborar um projeto de dimensionamento de um parque micro eólico para a mesma.


A 2.ª fase do concurso decorrerá entre os dias 16 de fevereiro a 11 de maio de 2015 e culminará com a atribuição do prémio final às 10 melhores escolas.


Mais informações sobre este projeto em: http://www.ventosdepoupanca.pt/

The following two tabs change content below.

AMESeixal

Agência Municipal de Energia do Seixal

Últimos textos de AMESeixal (ver todos)