Com apenas 9 anos de idade, Hailey Fort, uma menina norte americana, surprende tudo e todos ao construir abrigos móveis e a cultivar vegetais para os sem-abrigo da sua cidade natal, Bremerton, no estado de Washington.

Tudo começou em 2011 quando tinha ainda 5 anos de idade. Ao ver Edward pelas ruas, sem qualquer abrigo onde se recolher e sem comida, Hailey perguntou à mãe se o poderia ajudar. Logo nesse dia comprou-lhe o almoço e a partir daí nunca mais parou. Tornou-se amiga de Edward, construiu-lhe um abrigo móvel de madeira para que pudesse ficar seguro durante a noite e não permanecesse à chuva. Mas Hailey não se ficou pelo amigo Edward, desde 2011 que muitos têm sido os sem-abrigo que passaram a ter uma pequena casa móvel e recebem alimentos que ela própria planta. Para 2015 tem como projeto a construção de tantos abrigos móveis quantos os que conseguir contruir, distribuir 113 quilos de alimentos, mais 1000 produtos de higiene pessoal, 500 produtos de higiene feminina e 100 casacos. Para tal abriu uma campanha no GoFundMe para angariar dinheiro. E apenas em 6 dias ultrapassou e muito o seu objetivo inicial.

Os abrigos móveis são construidos por Hailey, mas ela recebe muitos apoios para que os custos não sejam elevados. As paredes são feitas de pallets com isolamento, tem janelas com cortinas, uma lâmpada movida a energia solar e uma tranca na porta.

Numa entrevista que deu à King 5 News Hailey afirma que não acha justo haver pessoas que não tenham uma casa, pois toda a gente deve ter um local para viver. Por isso se dedicou a esta causa, de construir abrigos para quem vive na rua. A mãe de Hailey conta que a filha considera os mendigos seus amigos e que é exatamente essa amizade que mantem Hailey entusiasmada neste trabalho de voluntariado. Apesar de os pais lhe referirem que ela pode parar a qualquer momento, pois não deve encarar isto como uma obrigação, Hailey refere que “esta é a paixão da sua vida”.

Poderemos acompanhar o seu trabalho na página do Facebook criada para o efeito: “Hailey’s Harvest” e quem quiser apoiar o trabalho desta criança poderá fazê-lo adquirindo os produtos listados na sua página da Amazon ou fazer uma doação através da sua campanha de crowdfunding.

Webgrafia:
http://www.gofundme.com/vp9h9h5g
https://www.facebook.com/pages/Haileys-Harvest/604332849665803?sk=info
http://asboasnovas.com/gente/menina-de-9-anos-constroi-casas-para-sem-tetos
http://www.amazon.com/registry/wedding/3GMPDFQGXR5P2

The following two tabs change content below.

Margarida Martins

Presidente da Assembleia-geral da Associação Juvenil Odisseia
Fundadora da Associação Juvenil Odisseia em 1998 procurou dar uma resposta alternativa ao associativismo local. Licenciada em Psicologia, Mestrado em Orientação e Desenvolvimento da Carreira e Doutoramento em Excelência Empresarial, trabalha na área da educação há mais de 30 anos. A educação é o seu grande objectivo lutando para a adequação de estratégias perante os desafios do século XXI. No presente, encontra-se a participar no projeto nacional "A New Beginning for Portugal".

Últimos textos de Margarida Martins (ver todos)