No passado dia 20 de Novembro, teve lugar a edição portuguesa do Capacity Building Workshop sobre “Financiamento de projectos de eficiência energética a nível local”. O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, Agência para a Energia, ADENE, e pela Associação Europeia Energy Cities e promovido pela Comissão Europeia, através da rede ManagEnergy. Estiveram neste encontro cerca de 120 participantes, representando uma grande diversidade de instituições: municípios, serviços municipalizados, institutos públicos, agências de energia e empresas com interesse na área da eficiência energética.

O encontro foi uma oportunidade para conhecer e debater a aplicação de diferentes instrumentos de financiamento à disposição dos governos locais portugueses, que suportem a concretização de projectos que reduzam os consumos de energia e emissões de CO2, para assegurar a transição energética que sustente uma economia de baixo carbono. Nesse âmbito foram apresentados e debatidos esquemas de financiamento inovadores assentes em fundos próprios ou oriundos de programas comunitários, como o ELENA ou o JESSICA, bem o contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEI), Portugal 2020.

As apresentações efetuadas e o programa desta sessão encontram-se disponíveis no site da AGENEAL: www.ageneal.pt

Mais informações:

AGENEAL – Agência Municipal de Energia de Almada

Tel. 21 272 23 80

[email protected]

www.ageneal.pt 

Fotografia de capa por David González Romero

The following two tabs change content below.

AGENEAL

Agência Municipal de Energia de Almada
A Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em Março de 1999, que tem por objetivo contribuir para o aumento da eficiência energética e para a melhoria do aproveitamento das energias renováveis no Concelho de Almada, podendo a sua atividade estender-se a outras regiões.

Últimos textos de AGENEAL (ver todos)