Tendo em conta a importância da vinha e do vinho para o nosso país, nomeadamente para a península de Setúbal e o grande número de pessoas relacionadas com estas áreas da agricultura e da agro-indústria consideramos ser pertinente divulgar um documento recentemente lançado pelo Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. (IVV, I.P.): o ABC PARA O SETOR VITIVINÍCOLA.

Trata-se de um manual de grande utilidade que foi disponibilizado em junho de 2015 e dirigido a todos os operadores do setor e que contempla a informação que os viticultores e os vinicultores precisam de saber para respeitar as normas que enquadram as respetivas atividades assim como obter informação sobre o SEGURO VITICOLA DE COLHEITAS e os apoios à RESTRUTURAÇÃO E RECONVERSÃO DA VINHA.

O documento pode ser consultado em:

http://www.ivv.min-agricultura.pt/np4/home.html?newsId=7737&fileName=ABC_JUNHO_2015_VF_2.pdf

Desde já transcrevemos introdução do documento referido e aconselhamos vivamente que procurem o ABC PARA O SETOR SETOR VITICOLA sempre que necessitarem de informação oficial e atualizada no âmbito da vinha e do vinho:

“INTRODUÇÃO – Nos últimos anos o IVV, I.P. tem apostado na dinamização de uma política de informação destinada ao setor e alinhada às necessidades efetivas dos operadores. É fundamental manter o nível de informação produzida e disponibilizada e ainda alargar o leque de temas e âmbitos. Foi sentido e cumprindo o objetivo de criar uma fonte de informação simples e acessível a qualquer destinatário que tenha interação com o setor, que construímos este Manual “ABC para o setor vitivinícola”, O ABC para o setor vitivinícola pretende ser um manual abrangente e de fácil consulta para qualquer utilizador.

Engloba um conjunto diversificado de áreas temáticas, compiladas e agrupadas em temas que se nos afiguram como sendo de maior interesse prático, de modo a permitir uma consulta fácil. Foi concebido para consulta on-line no site do IVV,IP, possuindo alguns link’s ao mesmo, para aprofundamento de áreas temáticas específicas. Este é um documento que se pretende dinâmico, onde poderão ser introduzidos novos temas, sempre que se considere necessário, e/ou haja alguma alteração legislativa setorial.”

The following two tabs change content below.

Manuel Meireles

Delegado Regional da DRAPLVT

Últimos textos de Manuel Meireles (ver todos)