O festival, organizado pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural, promove, agora, o ciclo de inverno com eventos em Oeiras, concelho onde tem origem, Lisboa e Setúbal.

O certame tem início na cidade sadina a 10 de outubro, às 21h30, na Igreja de Jesus, com Concerto Ibérico, orquestra barroca que atua com um coro misto. As entradas custam dez euros.

No espetáculo, intitulado “Esplendor Musical do Barroco e do Clássico”, são interpretados os Concertos Brandeburgueses n.º 3 e n.º 5, de J. S. Bach, o Concerto Solístico, de Antonio Vivaldi, e obras religiosas para coro e orquestra de Mozart.

A extensão do cartaz previsto para Setúbal, promovida com o apoio da Câmara Municipal, integrando o programa local do Mês da Música, inclui, no dia 16, a conferência com recital de clavicórdio “O Património Organístico e Musical em Setúbal”.

De entrada livre, com início às 18h00, na Casa da Cultura, a iniciativa é conduzida por João Paulo Janeiro e inclui a interpretação de obras de Martín y Coll, Carlos Seixas e Carl Philipp Emanuel Bach.

O West Coast Early Music Festival reserva também para Setúbal o concerto “Música no Período Renascentista em Instrumentos Originais”, no dia 24, às 21h30, na Igreja de Jesus.

Com bilhetes a dez euros, o espetáculo é protagonizado pelo grupo Differencias Ibéricas, ao qual se junta a participação de um coro infantil de Setúbal.

Constituído instrumentalmente por flauta, violino, guitarra barroca, tiorba e percussão, o conjunto espanhol interpreta reportórios vocais e instrumentais ibéricos de finais do século XVI e princípios do século XVII, em alternância com modas e canções tradicionais antigas.

Entre os compositores interpretados encontram-se Cabezón, Ortiz, Correa d’Arauxo, Gaspar Sanz, Manuel Machado e Martín y Coll.

A extensão agendada para Setúbal da oitava edição deste festival internacional de música antiga reserva, para dia 31, às 11h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, um concerto pedagógico, de entrada livre, pelo agrupamento Contágio Barroco.

Também no dia 31, mas às 21h30, nas Caves José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, o West Coast Early Music Festival despede-se de Setúbal com um concerto integral das sonatas de Galliard em
instrumentos originais.

O espetáculo é protagonizado pelo grupo de música antiga Contágio Barroco, que apresenta sonatas para flauta de bisel e baixo contínuo e sonatas para fagote e baixo contínuo.