Perto de trezentos atletas participaram numa competição internacional de biatle, disciplina do pentatlo moderno, realizada no sábado à tarde no Parque Urbano de Albarquel, que definiu o título de campeão europeu em diversos escalões.

A prova do Campeonato da Europa de Biatle e também etapa da Taça do Mundo da especialidade, organizada pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e pela Câmara Municipal de Setúbal, integrou o calendário desportivo dos “12.os Jogos do Sado”.

Nesta prova constituída por segmentos de corrida-natação-corrida participaram 270 atletas em representação de Portugal, Reino Unido, Itália, Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão.

Rachel Jones, da Grã-Bretanha, e Ricardo Rego, de Portugal, foram os primeiros classificados no escalão de seniores.

Nas mulheres, a segunda posição coube a Filipa Coutinho e a terceira a Margarida Beato, ambas de Portugal.

Nos homens, o segundo lugar foi conquistado pelo português Gonçalo Oliveira, enquanto o britânico Gareth Allen ficou no terceiro posto.

Em juniores, os campeões foram Nicole Campagner, Itália, e Edi Moderno, Portugal, enquanto em juniores A o primeiro lugar do pódio coube à britânica Kate Offord e ao português Afonso Feijão.

O português Bernardo Aguiar e a britânica Alexandra Whitney triunfaram em juvenis enquanto os portugueses Margarida Lopes e José Pedro Vieira venceram em iniciados.

Eusébio Camacho, de Portugal, e Margaret Smith, da Grã-Bretanha, venceram em master C, enquanto João Lopes triunfou em Master B. Claire Forbes, da Grã-Bretanha, e Marco António Sousa, Portugal, terminaram em primeiro lugar em master A.

Em infantis, Abbie White e Oliver Smart, ambos da Grã-Bretanha, arrecadaram o primeiro lugar enquanto em benjamins os vencedores foram Freya Gregory, da Grã-Bretanha, e o português João Nuno Batista.

Manuel Barroso, presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, destaca que os objetivos do evento foram claramente alcançados, numa prova “altamente elogiada pelas equipas, delegados técnicos e anfitriões”.