Está agendada para o dia 5 de setembro, a partir das 14:30h, mais uma Rota do Património, desta vez, dedicada ao “Manuelino”. As câmaras municipais da Moita e do Barreiro convidam todos os interessados a vir descobrir o património manuelino existente nos concelhos da Moita e do Barreiro.

A Rota do Manuelino vai ter início no concelho da Moita, com uma visita ao Portal Manuelino, no Núcleo Histórico da Moita. Na freguesia do Gaio/Rosário, as atenções vão centrar-se na Capela de Nossa Srª do Rosário, dedicada a São João Evangelista, construída em 1532, por Cosmo Bernardes de Macedo.

Já em Alhos Vedros, os participantes vão ter a oportunidade de visitar a Capela de São João Batista, integrada na Igreja Matriz de S. Lourenço, construída no início do século XVI; o “Poço Mourisco”, outro exemplar quinhentista que tem gravado nas suas paredes três elementos vegetalistas, a flor-de-lis, a cabaça e o ramo de oliveiras com azeitonas; e também o Pelourinho, símbolo do poder administrativo de Alhos Vedros, mandado erguer na praça principal da vila de Alhos Vedros, na sequência da outorga do foral, em 1514.

Já no concelho do Barreiro, a rota inicia-se em Palhais, com a visita à Igreja de Nossa Srª da Graça, construída pelos moradores do lugar, no final do século XV, tendo sofrido obras de remodelação no século XVI. A finalizar este passeio está a visita ao Portal Manuelino da antiga Ermida de S. Sebastião, integrado num edifício comercial, na Rua Serpa Pinto.

Para participar, basta efetuar uma inscrição, gratuita, na Câmara Municipal da Moita – Divisão de Cultura e Desporto, Rua Dr. Alexandre Sequeira, Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, email: [email protected], T: 210817044/210817048 -, ou na Câmara Municipal do Barreiro – Posto de Turismo, Mercado 1º de Maio, T: 212068287. Para a realização desta visita, é assegurado o transporte em autocarro.

Participe!