Durante os meses de verão, as escolas de samba e grupos saem à rua para animar as noites do concelho. Considerado um dos momentos mais alegres e coloridos da vila de Sesimbra, o Carnaval de Verão realiza-se no dia 30 de julho, sábado, a partir das 21.30 horas. O evento atrai todos os anos centenas de visitantes e torna mais animada a estadia dos veraneantes que escolhem Sesimbra para passar férias.

De 28 a 31 de julho, a vila é palco do MegaSamba, organizado pelo Grupo Recreativo Escola de Samba Bota no Rego. O ponto alto do evento acontece no domingo, às 16.30 horas, com a apresentação da MegaBateria, no Largo da Marinha. O programa conta ainda com os habituais ensaios e apresentações, workshops de percussão brasileira e samba no pé, bandas ao vivo, roda de samba, um Cruzeiro do Samba e muito convívio.

Destaque ainda para a Festa de Verão dos Bigodes de Rato, com Núbia Veloso & Banda, no dia 27 de julho, quarta-feira, das 22 horas, na Fortaleza de Santiago, e para a 13.ª edição do Tripa Trio, no dia 13 de agosto, sábado, às 22 horas, na Marginal de Sesimbra.