No âmbito do projeto BRODISE decorre nos dias 7 e 8 de setembro, em Almada e no Seixal, uma reunião plenária com os representantes do consórcio português, espanhol e italiano.

No dia 7, segunda-feira, os trabalhos decorrem no Monte da Caparica, em Almada, nas instalações do Madan Parque, a partir das 10 horas, e no dia 8 de setembro, terça-feira, tem lugar nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal uma reunião às 9 horas, seguida de visita aos terrenos da antiga Siderurgia Nacional.

Trata-se de um projeto de elevada relevância no quadro da inovação ao nível da remediação e descontaminação de solos, resultado de uma candidatura ao maior programa de financiamento da Europa 2020: o Horizonte 2020.

A candidatura BRODISE, aprovada no final do ano passado, constitui um relevante passo enquanto ferramenta inicial de apoio a soluções de descontaminação/remediação de solos industriais. Esta permitiu descobrir caminhos financeiramente sustentáveis para a resolução deste passivo ambiental, sem os quais a capacitação e competitividade do território da antiga Siderurgia Nacional e do projeto Arco Ribeirinho Sul, ficaria comprometida.

A descontaminação/remediação de solos antigamente industriais é essencial para a regeneração de territórios muito industriais e para a introdução de novas funções.

Portugal, de entre os 3 parceiros do projeto, é aquele cuja área de intervenção apresenta, face à área total de intervenção, o projeto de remediação e descontaminação mais avançado, assim como aquele em que a percentagem de valorização dos resíduos resultantes do processo de limpeza do solo apresentou maiores taxas de realização.

Sobre o Projeto BRODISE

Tratando-se o Horizonte 2020 do Programa da Comissão Europeia criado para dar maior impulso à investigação aplicada na Europa, o projeto BRODISE tem a missão de preparar toda a fase técnica que antecederá a realização de uma PCP – Pré-Contratualização Pública cujo objetivo será reunir Centros de Tecnologia e Investigação com o mercado de oferta de soluções para a descontaminação do solo (empresas que operam no setor) e o Setor Público no sentido de descobrir e, posteriormente, implementar uma solução para este problema, capaz de ser financeira e ambientalmente sustentável.

O BRODISE integra um restrito grupo de projetos Europeus que venceu a 1.ª fase de candidaturas para processos de inovação aplicada e PCP/PPI.