Depois da requalificação da Praia da Samouqueira, realizada no contexto do programa Pólis Litoral Sudoeste, a Câmara Municipal de Sines vai avançar, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, para o arranjo do estacionamento, acesso e miradouro da Praia Grande de Porto Covo. Trata-se de um investimento prioritário, cujo concurso da empreitada está a decorrer, e que a autarquia pretende iniciar no outono para ter pronto no arranque da próxima época balnear.

No topo da falésia, a intervenção consiste na pavimentação do parque de estacionamento, na criação de passeios e na instalação de pérgulas, com uma vista privilegiada para o mar, que servirão de zona de estar para os visitantes. O mobiliário urbano a colocar inclui também suportes de bicicletas e painéis informativos.

praia-grande-pc-planta-de-sintese

Da zona de estar e estacionamento, avançando para norte, a intervenção prossegue com a instalação de um passadiço que dirige os peões para a escada de acesso à praia, cujas condições de segurança serão melhoradas através da instalação de guardas nos dois lados da mesma.

Trata-se de um investimento cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do programa Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia. O investimento total candidatado é de 348 492,33 euros, com uma despesa elegível de 347 092,33 euros. A comparticipação FEDER é de 295 028,48 euros e a comparticipação do município é de 52 063,85 euros, acrescida de 1400 euros para despesas não elegíveis.