A APS, Administração dos Portos de Sines e do Algarve, desenvolveu uma nova geração do CUP – Cartão Único Portuário, designada de CUP II, que entrou em primeiro lugar em funcionamento nos portos do Algarve, Faro e Portimão, e agora no Porto de Sines.

Para além de oferecer uma solução nativa multiporto numa nova geração tecnológica, o CUP II permite obter uma melhor otimização dos processos de autorização para acesso às áreas internacionais dos portos, disponibiliza mais informação de apoio à decisão e está otimizado para funcionar também em dispositivos móveis. Foi também evoluída a usabilidade aplicacional, ficando mais user friendly, e foi melhorada a componente de BackOffice, dispondo agora de uma área reservada de empresa para gestão dos seus próprios pedidos.

O nível de integração com a Janela Única Portuária foi também melhorado e ampliado, suportando agora mais funcionalidades de controlo e despacho, incluindo as componentes respeitantes à Fatura Única Portuária e novos formulários eletrónicos de listas de tripulantes e passageiros.

Por forma a gerir com eficácia o processo de mudança, a APS tem vindo a promover sessões de formação e esclarecimento junto da comunidade portuária, quer em Sines, quer no Algarve, nomeadamente junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, responsáveis das Instalações Portuárias e dos utilizadores em geral.

De realçar que esta nova geração do Cartão Único Portuário  – CUP II será aquela que está prevista ser instalada nos Portos de Setúbal e da Madeira.