A primeira edição terminou no domingo com balanço positivo. O Presidente da Câmara Municipal, António Figueira Mendes considera que “A feira foi uma aposta ganha do Município, sendo por isso para repetir no próximo ano” e acrescenta “O forte envolvimento do movimento associativo do concelho e das empresas ligadas aos três segmentos base da Feira é a prova de que vale a pena continuar a investir num certame com estas características”.

Durante os três dias da Feira que decorreu no parque de Feiras e exposições, a par do espaço de exposição e venda de artigos ligados à caça e à pesca, realizou-se um conjunto diversificado de atividades desportivas: passeio de cicloturismo, caminhada pela serra, aula de surf e de HIIT, torneios de pesca desportiva de mar e de rio e torneio de Tiro aos Pratos.

O Grândola Aventura integrou pela primeira vez a Ar Puro. O “teatro operacional” da prova de desafio e aventura foi montado no recinto do Parque de Feiras e Exposições. Nesta 8º edição estiveram em competição 21 equipas. Na classe nómada a vencedora foi a “Alternativa TT”. A equipa Pinhel Cidade Facão/JM Pneus foi a vencedora do desafio Explora e na classe Aventura.

Destaque também para os desportos radicais muito procurados por “miúdos e graúdos” e para o espaço das tasquinhas que apresentaram pratos gastronómicos de caça e pesca e tiveram quase sempre “casa cheia”.

A animação musical tradicional e a mostra de artesanato da região complementaram a primeira edição da Ar Puro.

O novo site e aplicação “Achale – Via Romana” foi o novo projeto da Cooperativa da Secret Spaces in Alentejo apresentado no último dia da Feira. Trata-se de uma plataforma inovadora que junta vários percursos, fornecendo localização GPS e informação dos vários pontos de interesse ao longo dos passeios, permitindo ao caminhante uma experiência única da região”.

No sábado a ar Puro deu a conhecer, publicamente, a Beach Cam da Praia do carvalhal.

Este projeto de parceria entre o Município de Grândola Junta de freguesia do Carvalhal, Carvalhal Surf School, Restaurante “Os Pescadores”, Restaurante “O Pôr do Sol”, Nuno Carvalho Lda. e WaveNation, proporciona aos desportistas e turistas que nos visitam a percepção, online, das condições da praia e tem como objectivo potenciar a faixa atlântica junto dos praticantes de Surf, bodyboard e outros desportos aquáticos.