No passado dia 13 de agosto, pelas 14h00, os nadadores salvadores da CaparicaMar foram chamados para auxiliar um banhista que se encontrava com uma indisposição numa zona de areal entre a Praia da Cornélia e a Praia da Mata, na Costa da Caparica.

Ao chegarem ao local encontraram um homem de 45 anos que se queixava de dores fortes no peito. A situação deteriorou-se e o banhista entrou em paragem cardiorrespiratória. Os nadadores salvadores têm formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e o veículo que os transportou estava equipado com um desfibrilhador automático externo (DAE). Foram iniciadas de imediato manobras de reanimação, utilizado o desfibrilhador e ativado o 112. Depois de administrado o 2º choque, e ainda antes da chegada dos meios de emergência médica, a vítima recuperou e começou a respirar por si.

Já com a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Almada no local, o doente foi estabilizado e transportado para o Hospital Garcia de Orta onde permaneceu alguns dias, sendo mais tarde transferido para o Hospital Fernando Fonseca, onde se encontra internado, com evolução e prognóstico favoráveis.