Até 28 de setembro, Montijo é palco do curso de formação Start the Change, realizado ao abrigo de uma candidatura da Câmara Municipal do Montijo e da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo ao programa comunitário Erasmus+ Já. A sessão oficial de abertura decorreu hoje, 21 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os 28 jovens participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, pelos vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva e pelo presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins.
Nuno Canta deu as boas vindas aos jovens e assinalou que este projeto “é mais um exemplo das políticas de cidadania jovem promovidas pela autarquia, que têm contribuído para o conhecimento intercultural dos jovens montijenses, bem como para o alargamento das suas perspetivas ao nível da cooperação internacional e de uma cidadania europeia ativa”.
“Como cidadãos europeus partilhamos os mesmo valores e ideias e, por isso, beneficiamos das sinergias criadas por projetos como o Erasmus, que nos ajudam a redescobrir a nossa história, a promover a cooperação e a desenvolver interesses comuns”, acrescentou o autarca.

O curso de formação Start the Change conta com jovens de Portugal, Suécia, Itália, Hungria, Roménia, Polónia e Chipre que se encontram a debater boas práticas na área da juventude, do associativismo e da cidadania europeia, procurando a aquisição de competências para a implementação e desenvolvimento de iniciativas e projetos sociais com base nas necessidades das suas comunidades.