O concerto de José Cid encerrou) a PIMEL – XXV Feira do Turismo e das Atividades Económicas. Milhares de pessoas passaram pelo recinto da PIMEL nos três dias de certame. Inaugurada na sexta-feira, dia 26, a PIMEL 2015, contou na cerimónia de inauguração com a presença da atleta Isa Sebastião (recordista mundial de distância em stand up paddle) e do apresentador televisivo Jorge Gabriel, que nesta cerimónia foi agraciado com o título de embaixador do Alentejo. Distinção atribuída pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A edição de 2015 do certame, subordinada à temática “Alcácer do Sal, rio de culturas”, contou com a representação de 20 empresas, 50 expositores e 17 tasquinhas. Música, dança, desporto, colóquios, teatro, cozinha ao vivo, concursos de mel, doçaria e petiscos, corrida de galgos, corrida de toiros e o espaço criança foram algumas das ofertas da PIMEL, que contou com a presença de milhares de visitantes em virtude de uma feira mais forte.

Na sexta-feira, Jaime Batista & Convidados (Paula Sá, Pedro Malagueta, Tó Carlos e Jéssica Pina) foram cabeça de cartaz. Um concerto com músicas da década de 50,60 e 70, que fez com que milhares de pessoas recordassem músicas que nunca passam de moda. Sábado, Mickael Carreira atuou no palco principal da PIMEL.

O cantor que soma vários êxitos, tais como: Tudo o que tu quiseres”, “Dança Comigo”, “Porque Ainda te Amo” e o dueto com o cantor latino Henrique Iglesias, “Bailando”, trouxe a Alcácer do Sal milhares de visitantes Já no domingo (28 de junho), a praça de toiros recebeu a tradicional corrida, que vai ser marcada pelo regresso da ganadaria Branco Núncio à Praça João Branco Núncio. Foram lidados seis toiros pelos cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e Miguel Moura, e pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém, a comemorar cem anos de existência e de Vila Franca.

A abrilhantar a corrida esteve banda da Sociedade 1º de Janeiro Torranense. Os concursos de doçaria, petiscos e mel são outra das atrações da PIMEL. No concurso de doçaria, na modalidade mel e/ ou pinhão, a vencedora foi Aldegundes Freitas, com “Tronco Alentejano”, em 2º lugar, ficou Casimiro Jerónimo com “Bolo Preto” e em 3ª lugar ficou Maria Isabel Vaquinhas com “Bolo de Pinhão”.

Na modalidade doces conventuais, o primeiro lugar foi para Genoveva Jerónimo com “Toucinho do Céu”, em 2º lugar ficou Aldegundes Freitas com ”Bolo de São Francisco” e em 3º lugar ficou Isabel Vaquinhas com “Porquinhos de amêndoa”. Ainda no âmbito do Concurso de Doçaria – modalidade livre, em 1º lugar ficou Genoveva Jerónimo com “Delícias de Nata”, em 2º lugar ficou Doce Alentejo com “Tarte de Requeijão” e em 3º lugar ficou Casimiro Jerónimo com “Canudos de Ceifeira”.

O júri do Concurso de Doçaria decidiu atribuir a Aldegundes Freitas com o “Tronco Alentejano”, o Melhor Doce da Pimel 2015.O Concurso dos Petiscos foi este ano ganho pela Casa de Pasto com “Açorda Ribeirinha”, em 2º lugar ficou o Clube de Futebol Veteranos “Alcácer do Sal” com “Javali na panela” e em 3º lugar ficou A Candeia/ Bar da Rute com “Camarão Frito à Candeia”.

No âmbito do Concurso de mel – modalidade Mel de Rosmaninho o primeiro lugar foi atribuído a José Rendeiro, em 2º lugar ficou Ana Carolina Caeiro e o 3º lugar foi atribuído a José Justino. Na modalidade Multifloral, o 1º prémio foi atribuído a Estevão Viola, em 2º lugar ficou Adelaide Almeida e em 3º lugar Marco Pereira. Na modalidade Mel de Alcácer, o júri decidiu atribuir o 1º prémio a Joaquim Gomes. Em 2º lugar ficou Duarte Florêncio e em 3º lugar ficou Claudino Tregueira.