Mais um passo importante na defesa do ambiente. Os Mercados Municipais de Santiago do Cacém e de Vila Nova de Santo André contam, desde o início do mês de julho, com Pontos Electrão, que se destinam à deposição de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).

Trata-se de um projeto-piloto que decorre de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Amb3e – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, que permite uma solução de proximidade para este tipo de equipamentos. Os Pontos Electrão instalados nos dois Mercados Municipais estão integrados na tipologia “Pequenos Equipamentos”, que é aquela que integra a maior variedade de resíduos, tais como computadores, impressoras, tablets, telemóveis, aspiradores, torradeiras, candeeiros, rádios, câmaras, brinquedos, pequenas televisões, entre tantos outros. Os dois Pontos Electrão estão preparados para receber REEE até 55 cm de largura.

Os resíduos são depois encaminhados para os Centros de Receção da Rede Electrão, onde é efetuada uma operação de triagem, sendo posteriormente enviados para Unidades de Tratamento e Valorização, onde ocorre o tratamento e reciclagem dos resíduos, através da remoção de componentes perigosos e da recuperação de materiais.

Mais info: http://www.amb3e.pt/