Nos últimos cinco dias de Agosto todos os caminhos vão dar ao parque de Feiras e Exposições da Vila Morena. 373 anos depois da primeira edição a Feira de Agosto continua a ser o momento de encontro e reencontro dos Grandolenses e de milhares de visitantes que ano após ano aqui acorrem, tornando-a a maior Feira do Litoral Alentejano.

O certame anual organizado pelo Município de Grândola é a principal montra das potencialidades e recursos do concelho. Este ano a Aldeia Mineira do Lousal irá estar em destaque. Para o presidente da Câmara, António Figueira Mendes esta aposta da autarquia “demonstra a coerência das políticas de desenvolvimento integrado e harmonioso de todo o concelho e a prioridade que queremos dar, cada vez mais, aos espaços rurais em complemento e articulação constante com o progresso da frente atlântica”.

A recuperação da Praça Rural, com Exposição de Gado  é outra das apostas do Município para edição deste ano do certame. “O desenvolvimento agrícola e florestal assume uma importância fundamental para a coesão territorial e para a economia da nossa região” afirma o autarca.

À semelhança do ano passado a Feira de Agosto apresenta uma exposição do espólio etnográfico este ano dedicada a algumas profissões tradicionais mais características do nosso concelho.

Com o objetivo de rentabilizar e dinamizar o espaço do Picadeiro e, ao mesmo tempo, oferecer uma cada vez maior e mais diversificada programação, a Feira de Agosto apresenta nesta edição, pela primeira vez, um conjunto de atividades a realizar durante as tardes do certame: demonstrações cinotécnicas, de obediência e agility juntam-se ao já habitual Festival Hípico. A 19.ª edição acontece no sábado da Feira.

Sons e Ritmos do momento nos dois palcos do certame

Pelo Palco Principal (22H15) e Palco Bar (23H45) vão passar grandes nomes da música nacional e internacional.

No dia 27, a Banda da SMFOG apresenta um espetáculo inédito com um reportório que integra temas do Clássico ao Contemporâneo! No Palco Bar há pop rock português e anglo-saxónico com Mr. Jones.

No dia 28, a música contagiante da Dupla Angolana B4 (Big Nelo e C4 Pedro) promete não deixar ninguém indiferente! Sons Soul, Funk e R&B são a proposta para o Palco Bar com os HEAT.

Dia 29, apresenta-se em palco a banda portuguesa de rock alternativo “Os Azeitonas”. No Palco Bar os Evolution prometem grandes êxitos de rock dos Anos 70, 80 e 90.

O vencedor do Globo de Ouro para melhor intérprete individual 2015, António Zambujo sobe ao palco principal no dia 30. Cassapo & Rock Português é a proposta da noite de domingo para o Palco Bar.

A encerrar a Feira de Agosto no dia 31 a Banda Nacional que dispensa apresentações: GNR!

Gastronomia e Artesanato numa das maiores Feiras Francas do país

A par da vasta programação a Feira de Agosto oferece aos visitantes o melhor da gastronomia regional que poderá ser apreciada no espaço das tasquinhas e nos bares e restaurantes instalados pelo grande recinto do certame; uma das maiores feiras francas do país com zona de divertimentos para adultos e crianças, e uma zona de artesanato onde poderá presenciar o trabalho de dezenas de artesãos e artesãs.

Durante os dias do certame, o Município de Grândola disponibiliza gratuitamente dois “Comboios da Feira” que efetuam o trajeto entre a Feira de Agosto e vários pontos estratégicos da vila.

A Feira de Agosto tem entrada livre.