Ano após ano o cenário no final do verão no Portinho da Arrábida é infelizmente o mesmo, lixo, lixo e mais lixo. Sem se perceber porquê, a maioria dos visitantes do Parque Natural da Arrábida, após passarem um dia na praia ou na serra, deixam para trás toneladas de lixo espalhado ao longo dos acessos às praias, bermas da estrada, floresta e praias. Este lixo se não for recolhido, além de deixar toda uma zona que já foi candidata a património da humanidade com um especto de lixeira a céu aberto, acaba por ir parar ao mar onde se torna numa das principais causas de morte da vida aquática no Parque Marinho Luís Saldanha. Parece impossível mas é verdade em pleno século XXI contínua a haver pessoas, e muitas com comportamentos verdadeiramente retrogradas sem o mínimo de respeito nem pelo próximo nem pela natureza.

O verão de 2015 por variadíssimos fatores foi o ano da maior enchente de visitantes de sempre nas praias da Arrábida e apesar de ter havido um esforço de limpeza com a colocação papeleira nos acessos ao Portinho da Arrábida assim com ações de limpeza na praia, o facto é que o lixo espalhado sobretudo nas bermas das estradas, falésias e floresta atingiu níveis nunca antes vistos. Sem a intervenção de ações voluntárias de limpeza este lixo nunca será recolhido acabando por ir parar ao mar. Tal como em anos anteriores, e perante este desolador espetáculo, o Clube da Arrábida com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e Parque Natural da Arrábida levará a cabo uma ação voluntária de limpeza em diversos locais de acesso ao Portinho da Arrábida, esperando recolher largas toneladas de lixo e contribuir desta forma para aliviar a Serra da Arrábida de uma das suas maiores chagas.

Para participar nesta ação de limpeza que decorrerá Sábado dia 26 de Setembro entre as 9:15 da manhã e as 13 horas, sendo o ponto de encontro, o Bar Mafalda no Poritnho da Arrábida, poderá inscrever-se e obter mais informações através do email [email protected] ou consultar a página do Facebook:  https://www.facebook.com/events/136513620026263/