Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Academia Olímpica de Portugal  organizam a conferência internacional “Desporto e Educação Olímpica: Realidades e Práticas”(CIDEO´2016), que faz parte do programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016” . O evento decorre no Auditório Nobre do IPS (edifício ESCE/IPS e ESS/IPS),  no campus de Setúbal do Instituto.

A conferência procura desenvolver e estimular a abordagem de estudos, investigações, experiências e exemplos de boas práticas relacionados com o Desporto e a Educação Olímpica, em contextos diferenciados e com foco na inclusão. Neste sentido, vão ser debatidas temáticas relacionadas com os movimentos olímpico e paraolímpico, o programa “Setúbal-Cidade Europeia do Desporto 2016”, a ética no desporto, a educação olímpica, a responsabilidade social, a inclusão e a excelência desportiva.

Entre os oradores convidados, destaca-se a participação de Conrado Durántez, da Academia Olímpica Espanhola, de Antonio González Molina, da Universidade de Las Palmas, de Alberto Reppold Filho, da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, e de José Antonio Fernández Susino, Gerente do Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte.

O evento conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Câmara Municipal de Setúbal, do Comité Olímpico de Portugal, do Comité Paralímpico de Portugal, do Desporto Escolar, da Confederação de Treinadores de Portugal, da Sociedade Portuguesa de Educação Física e do Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física.