O UTSG – Ultra Trail Serra de Grândola decorre a 8 de novembro por trilhos e caminhos com subidas íngremes e descidas acentuadas na Serra de Grândola, que atinge 326 metros no seu ponto mais elevado.

O Ultra Trail Serra de Grândola conta com três percursos: Ultra Trail com uma distância de 50 Km e inscrições  para 150 atletas, Trail Longocom 25 Km de distância e aberto a 150 participantes e a Caminhada Ecológica com 15 Km, destinada a 200 participantes.

Nuno Patrício é o Padrinho do 1º UTSG. Atleta de Grândola com elevadas capacidades na disciplina do trail running, compete atualmente no Circuito Nacional de Trail da ATRP. O seu palmarés é vasto no universo desportivo, tendo sido campeão nacional de orientação em btt e campeão nacional de triatlo (escalão 35 anos).
Entre outras vitórias destacamos, a sua primeira internacionalização como atleta de trail, onde obteve o 15º lugar da geral no evento II Ultratrail Vall D´arran (47k), o 2º lugar da geral e 1º veterano no MIUT (40k).

O Ultra Trail Serra de Grândola, promovido Município de Grândola e Clube Amiciclo tem partidas e chegadas junto ao Memorial ao 25 de Abril: Ultra Trail (8h00), Trail Longo (9h00) e Caminhada Ecológica (9h05).

As inscrições podem ser efectuadas até 4 de novembro no site www.xistarca.pt