Francisca Delerue (médica especialista em Medicina Interna), Susana Graúdo (enfermeira), António Martins (administrador hospitalar), e Fernando Melo (licenciado em informática), todos profissionais do Hospital Garcia de Orta, constituem a equipa vencedora do Prémio Mérito em Administração Hospitalar Margarida Bentes, com um trabalho que visa a optimização da Gestão do Internamento no Serviço de Medicina Interna do Hospital Garcia de Orta, diminuindo o tempo médio de internamento em cerca de 4 dias.

Este pode ser mais um contributo para a discussão sobre a sustentabilidade nos Hospitais, refletindo sobre novos modelos de organização que poderão contribuir para o aumento da eficiência mantendo o nível dos cuidados prestados.

Foi tido em conta o facto, provado, de que os doentes que têm “alta” do Serviço de Medicina Interna recuperam, de uma maneira geral, a sua autonomia no domicílio, com a ajuda da família. Conclui-se assim que, mais do que o financiamento, são o Planeamento e a Organização as variáveis que mais condicionam os problemas na Saúde.

O Prémio Margarida Bentes pretende distinguir os melhores trabalhos originais apoiados na recolha e tratamento sistemático de dados, informação e outros suportes documentais existentes nas instituições de saúde portuguesas.

A temática do Prémio é definida anualmente e, em cada ano, podem ser distinguidos até 3 trabalhos com um prémio de 1500 euros cada.