Decorre até ao próximo domingo em 17 restaurantes do Concelho de Grândola a “Semana Gastronómica do Tomate”. Esta é a 1ª edição das “Semanas Gastronómicas” que ao longo dos doze meses do ano dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês nesta região.

Açorda de tomate com bacalhau, caldeirada de peixe, arroz de tomate com pastéis de bacalhau, sopas de tomate com figos, lingueirão de tomatata, tomates recheados com risotto de cogumelos e camarão, gaspacho de tomate e melancia com vinagre de xerêz  ou gelado de tomate abaunilhado com coulis de tomate são algumas das saborosas especialidades gastronómicas para apreciar até ao próximo dia 9 de Agosto.

Esta iniciativa de promoção gastronómica tem como objetivo dar a conhecer e a saborear os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica considerada pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade e que se distingue pela presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura.

Por todo o Alentejo abunda esta diversidade de produtos absolutamente única, a que acrescentamos o porco, a caça e o borrego. O Concelho de Grândola apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies.

As “Semanas Gastronómicas” decorrem até ao final do ano, na primeira semana de cada mês incluindo dois fins de semana, e apresentam uma ementa preparada com um ou vários produtos da época.