A Câmara Municipal de Santiago do Cacém informa que a Força Aérea Portuguesa irá realizar entre 19 de junho e 1 de julho, um  exercício multinacional de nome “EATT16”“ (European Air Transport Training 2016).

Este exercício de periodicidade anual engloba-se no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo e Tático da Agência Europeia de Defesa.

Este exercício envolve a participação da Força Aérea Portuguesa, do Exército Português e ainda outras armas da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Roménia, Suécia e Reino Unido, tendo outros países envolvidos como observadores.

O “EATT 16” terá como base de apoio aéreo a Base Aérea Nº11, em Beja.

A “EATT 16” tem como finalidade treinar e aprontar as tripulações das esquadras de transporte aéreo tático da Força Aérea, garantindo desta forma, que as forças participantes estão prontas a cumprir as missões que lhes estão atribuídas em qualquer teatro de operações no seio da aliança europeia.

De forma a serem atingidos os objetivos propostos, as forças participantes irão realizar missões em horário diurno e nocturno. Foi dedicado um cuidado especial com o impacto do ruído e transtorno por ele causado às populações nas áreas de operações. Devido à especificidade do treino, o mesmo será, em algumas fases das operações inevitável.