O roteiro do Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo – “Terras Sem Sombra” – volta este ano a passar por Santiago do Cacém, nos dias 2 e 3 de abril. No dia 2, a partir das 21h30 e com entradas livres, a Igreja Matriz vai receber o concerto Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini, numa interpretação dirigida por Alberto Zedda, antigo director musical do Teatro alla Scala, de Milão, uma das grandes figuras da música internacional dos nossos dias.

A Petite Messe Solennelle “nasceu” em 1863. Esta surpreendente obra, concebida para dois pianos, um harmónio, um coro de doze cantores e quatro solistas, vai ser interpretada em Santiago do Cacém pela soprano Isabella Gaudí, pela meio-soprano Cecilia Molinari, pelo tenor Sunnyboy Dladla e pelo barítono Pablo Ruiz, além do Coro de Cámara de El Molino e de Ruben Sánchez-Vieco e Josu Okiñena ao piano e ao harmónio. A Igreja Matriz de Santiago Maior, uma obra-prima do Gótico quatrocentista, estreitamente vinculada ao Caminho de Santiago, será palco desta Missa que se prevê um espetáculo tocado pela magia, que será o ponto de partida para o passeio de biodiversidade que se realiza no dia seguinte ao concerto.

Com efeito, um dos traços que distinguem o Terras sem Sombra é a divulgação do património edificado, da música sacra e da natureza. No domingo de manhã (3 de abril), artistas, espectadores e membros da comunidade local, estarão ao serviço da defesa da biodiversidade, na ação De Santiago do Cacém a Santiago de Compostela – Conhecer, Salvaguardar e Valorizar o Caminho Português no Sudoeste. Serão percorridos cerca de 5 km até às ruínas do convento franciscano de Nossa Senhora do Loreto, seguindo uma etapa da Rota Vicentina que acompanha o Caminho histórico de Santiago.

A iniciativa, da responsabilidade do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, é levada a cabo em parceria com o Município de Santiago do Cacém.

Programa Santiago do Cacém

2 de Abril de 2016 [21H30]

Santiago do Cacém Igreja Matriz de Santiago Maior

Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini

Soprano Isabella Gaudí

Meio-soprano Cecilia Molinari

Tenor Sunnyboy Dladla

Barítono Pablo Ruiz

Coro de Cámara de El Molino

Direcção coral Eugenia Durán

Piano-harmónio Ruben Sánchez-Vieco, Josu Okiñena

Direcção musical Alberto Zedda

 

3 de Abril [10:00]

De Santiago do Cacém a Santiago de Compostela: Conhecer, Salvaguardar e Valorizar o Caminho Português no Sudoeste