É já para as 21:00h de sexta-feira, dia 11 de setembro, que está marcada a abertura das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moita, que se prolongam por 10 dias, terminando a 20 de setembro.

Logo no primeiro dia, pelas 22:30h, vai realizar-se o Cortejo Noturno “Bombos e Cabeçudos na Festa”, com três carros alegóricos. Às 23:30h, sobem ao palco da Marginal, “Les Enfants Terribles” – David Piçarra e Salomé Caldeira. Para a 1:00h, está marcada a primeira de nove largadas na Avenida Dr. Teófilo Braga.

10 dias de festa

Do programa deste ano, destacamos ainda, na área musical, Mátria, Chaparro & Rasnatura Band, DAMA, José Malhoa, José Cid, Diabo na Cruz, Cais Sodré Funk Connection, MastikSoul e, a encerrar as Festas, Anjos.

As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 13 de setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 17:30h.

As largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, estão já marcadas para os dias 11 e 18 de setembro, à 1:00h, nos dias 14, 15, 16, 17, 18 e 20, às 10:00h, e no dia 19, às 17:00h.

É também nesta altura do ano que acontece a maior e melhor feira taurina do País, na Praça de Touros Daniel do Nascimento, com corridas nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro.

Ainda na vertente do convívio popular, destaca-se a Tarde do Fogareiro, no dia 18 de setembro, a partir das 13:00h. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar e os amigos vão chegando, enchendo a Av. Dr. Teófilo Braga. Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com muita música para dançar o “Huga Huga” em grupo, com a Charanga do Rosário.

A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 12, às 14:30h. A tarde de terça-feira, dia 15 de setembro, Dia do Município, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 15:30h, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.

O Pavilhão Municipal de Exposições abre as suas portas, nestes 10 dias, a mais uma edição da FECI – Feira Comercial e Industrial.

O programa completo das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem está disponível, em formato digital, em www.cm-moita.pt, em papel, no Posto de Turismo Municipal, na Moita, e em alguns espaços comerciais do concelho.