«Os ofícios de um Solar no século passado» é o tema desta edição da Festa no Solar dos Zagallos, na Sobreda, que se realiza no dia 27 de junho, sábado, entre as 9h e as 21h. A entrada é livre. Durante todo o dia, numa verdadeira viagem até aos «dourados anos 20 do século passado», há exposições para visitar, histórias para ouvir com os mais pequenos ou  jogos tradicionais para experimentar.

Há ainda ateliês, visitas guiadas ao Solar dos Zagallos e ao património religioso da Sobreda, tendinhas de comida e bebida, mercado no jardim, possibilidade de experimentar a roda de oleiro ou a construção de brinquedos em madeira, oficinas de pão e de dança, assim como «batismos» de equitação ou uma sessão de Pilates.

Durante 12 horas, a festa vai recriar o ambiente de um tempo em que os ofícios e as hierarquias domésticas eram levadas muito a sério, com a presença de personagens da época, como as cozinheiras, os alfaiates, as governantas, as perceptoras, os agricultores, os motoristas, os mordomos ou os criados. No dia da Festa no Solar é assegurado transporte para o Solar dos Zagallos, a partir Cacilhas e do Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó.