Os dias 31 de julho e 1 de agosto marcaram as comemorações oficiais dos 100 anos de Ermidas-Sado, no Largo 1.º de Maio. Destaque, no dia 1 de agosto, para a Homenagem ao lavrador Manuel Joaquim Pereira, com a inauguração de um busto no Largo da Estação.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, marcou presença naquele que foi o momento mais solene dos dois dias de festa. “Foi uma forma muito bonita de comemorar o centenário de Ermidas, homenageando o principal responsável pela sua criação”, sublinhou o Presidente da CMSC. Carlos Parreira, Presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, mostrou-se feliz pelo“envolvimento da população de Ermidas-Sado”, considerando que a freguesia está “no caminho certo” e salientando a união em torno da homenagem a Manuel Joaquim Pereira, uma vez que “o busto foi oferecido pelas pessoas da terra”.

Ao longo dos dois dias, destaque para as atuações de grupos locais e regionais, bem como para alguns convidados que abrilhantaram a festa, com destaque para Mikkel Solnado, um dos nomes mais badalados dos últimos tempos na música portuguesa. As festas do Cenenário contaram ainda com atividades para crianças, stands, lançamento de livro, apresentação de um documentário com a História da freguesia em evidência, inauguração da exposição “Cem anos de Ermidas-Sado” e muitos outros momentos que tornaram estas comemorações especiais não só para todos os ermidenses, como também para os muitos visitantes que visitaram Ermidas-Sado nestes dois dias.