Palmela associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Castelo e promove, no dia 10 de outubro, sábado, às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela, uma conferência com João Gouveia Monteiro, intitulada “A História Maravilhosa doCastelo Medieval Português». Professor Associado com Agregação da Universidade de Coimbra e investigador do seu Centro de História da Sociedade e da Cultura, João Gouveia Monteiro ensina história medieval europeia e história militar antiga e medieval, sendo autor de várias dezenas de trabalhos científicos, entre os quais, dez livros.

Também no âmbito destas comemorações, o Terraço Sul do Castelo recebe, a 7 de outubro, às 17 horas, uma aula aberta de Biodanza por Elmo Sandoval (inscrições gratuitas através do email [email protected]).

O Dia Nacional dos Castelos assinala-se em outubro, desde 1984, com o objetivo de promover, em todo o país, ações que visem a reflexão sobre o património fortificado. O Castelo de Palmela foi alvo de múltiplas intervenções de arquitetura militar, destacando-se as dos períodos medieval e moderno. Com ocupação islâmica entre os séculos VIII e XII, o Castelo foi sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção, no século XIX. Através de Decreto de 16 de junho de 1910, o Castelo e a Igreja de Santiago foram classificados como monumentos nacionais.