Politécnico de Setúbal debate os atuais desafios sentidos na imprensa

No dia 04 de maio, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove mais uma sessão da “Ciência à Conversa”, desta vez dedicada ao tema “Liberdade de Imprensa: Um direito humano sob ameaça”, assinalando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado a 03 de maio. A iniciativa tem lugar das 13h00 às 14h00, no auditório dos Serviços Centrais do IPS.

Em 2016, a UNESCO dedicou o dia à relação entre a liberdade, uma cultura de abertura e o acesso à informação, num quadro de desenvolvimento sustentável na era digital. Atribuiu também especial destaque às consequências da censura do passado, às vigilâncias do presente e às novas formas de censura que ameaçam a liberdade de expressão.

Neste âmbito, o Prof. Doutor Orlando César, docente da Escola Superior de Educação do IPS, dá a conhecer aos participantes alguns dos atuais desafios sentidos na imprensa, sobretudo acerca da liberdade de escrita e publicação de informações.

A “Ciência à Conversa” procura comunicar diferentes temas de âmbito científico junto da comunidade académica e local, desafiando os participantes a realizarem uma refeição ligeira enquanto ouvem falar de ciência. As sessões têm lugar, habitualmente, todas as primeiras quartas-feiras de cada mês.