No passado domingo, dia 02 de outubro pelas 22h50 verificou-se um derrame de combustível no Terminal XXI em Sines e nessa sequência a APS foi informada pela PSA (Operadora do Terminal).

De imediato foram accionados meios especializados da APS para a contenção do produto e que incluíram 3.5 km de barreiras de contenção, 1.5km de barreira de absorção, 40 rolos de mantas de absorção, 6 lanchas, 2 skimmers e depósitos.

Adicionalmente, e para recolha dos resíduos, foi solicitada a colaboração, através do Sr. Capitão do Porto, da Autoridade Marítima por ser a entidade especializada neste tipo de incidentes e que colocou à disposição 3 skimmers e depósitos de recolha.

Para além dos equipamentos estão na operação vários meios humanos, 38 da APS e 15 da Autoridade Marítima e ainda uma equipa de mergulhadores especializados.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA e a Autoridade Marítima estão a trabalhar para uma rápida resolução do problema e para a reposição da actividade comercial do terminal prevendo-se que o produto derramado seja totalmente recuperado nos próximos dias.