Durante as últimas semanas decorreram algumas das sessões escolares das edições do Parlamento dos Jovens deste ano, subordinadas aos temas “Racismo, Preconceito, Discriminação”, no caso do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, e “Portugal: assimetrias litoral/interior Que soluções?”, no caso do ensino secundário.

A deputada Sofia Araújo participou numa sessão, na segunda-feira, dia 11 de janeiro, na Escola Secundária de Palmela, o deputado André Pinotes Batista participou numa sessão, no dia 18 de janeiro, na Escola Básica D. João I, na Baixa da Banheira, concelho da Moita e o deputado Ivan Gonçalves participou numa sessão na Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro, concelho de Almada. Segue-se, na próxima segunda feira, 25 de janeiro, a deslocação da deputada Inês de Medeiros à Escola da Bela Vista, em Setúbal.

Essas sessões constituíram uma boa oportunidade para que os deputados pudessem esclarecer os jovens acerca do funcionamento da Assembleia da República, dos seus poderes decorrentes da Constituição da República Portuguesa e do trabalho levado a cabo pelos deputados, sendo também um momento relevante de auscultação daquelas as preocupações que os mais jovens têm sobre os temas em debate e, naturalmente, sobre temas mais transversais da ação política no distrito de Setúbal e no nosso país.

A preocupação com o fomento dos valores democráticos, de tolerância e do diálogo, a oportunidade de aprofundamento o conhecimento relativo aos órgãos de soberania do país e a possibilidade de troca de experiências com as comunidades educativas, fazem, destas ações, momentos particularmente gratificantes do exercício do mandato de cada deputado.