Foi já em ambiente de festa que foi apresentado, na noite de 29 de agosto, no Largo do Mercado Municipal da Moita, o programa das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem que, este ano, decorrem de 11 a 20 de setembro.

O Largo encheu-se de pessoas para conhecer o programa completo das festas, numa iniciativa que contou também com a atuação dos alunos de Zé Bacalhau, seguida de um baile popular com Os Náuticos. Em simultâneo, no Largo Conde Ferreira, decorreu uma largada de touros para os mais aficionados.

Música

Do programa das festas, destacamos, no campo musical, Les Enfants Terribles, Mátria, Chaparro & Rasnatura Band, DAMA, José Malhoa, José Cid, Diabo na Cruz, Cais Sodré Funk Connection, MastilSoul e, a encerrar as Festas, Anjos. Os irmãos Rosado, dos Anjos, também marcaram presença na apresentação das festas.

Todos os concertos são ao ar livre , de entrada gratuita.

Religião

As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 13 de setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 17:30h.

Festa Brava

As largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga estão já marcadas para os dias 11 e 18 de setembro, à 1:00h, nos dias 14, 15, 16, 17, 18 e 20, às 10:00h, e no dia 19, às 17:00h.

É também nesta altura do ano que acontece a maior e melhor feira taurina do país, na Praça de Touros Daniel do Nascimento.

Ainda na vertente do convívio popular, destaca-se a Tarde do Fogareiro, no dia 18 de setembro, a partir das 13:00h. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar-se e os amigos vão chegando, enchendo a Av. Dr. Teófilo Braga. Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com muita música para dançar o “Huga Huga” em grupo, com a Charanga do Rosário.

No rio

O rio Tejo é outro dos palcos privilegiados para a promoção de diferentes iniciativas. A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 12, às 14:30h. A tarde de terça-feira, dia 15 de setembro, dia do município, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 15:30h, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.

De 11 a 20 de setembro, realiza-se também a FECI – Feira Comercial e Industrial, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.

Muitas outras iniciativas completam os 10 dias das Festas da Moita. O programa completo está disponível em www.cm-moita.pt.