Setúbal assinala o 15 de Setembro, Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal, com um vasto programa de atividades que marca, igualmente, a abertura oficial das comemorações dos 250 anos do nascimento do poeta sadino.

As comemorações, organizadas pela , decorrem ao longo de um ano, até setembro de 2016, com o programa a incluir, no dia da abertura oficial, inúmeros eventos abertos à população e de entrada livre.

A cerimónia do hastear da bandeira é a primeira iniciativa prevista, realizando-se às 09h00, nos Paços do Concelho, localizados na Praça de Bocage, onde, em paralelo, abre ao público uma banca filatélica dos
CTT/INCM, para venda do selo postal nacional referente aos “250 Anos do Nascimento de Bocage” e de “O Meu Selo”, produtos dedicados a Bocage e obliterados com o Carimbo do Dia.

No monumento erigido ao poeta naquela praça da Baixa setubalense, às 09h30, realiza-se uma cerimónia de deposição e flores.A sessão solene evocativa do Dia de Bocage e da Cidade, com início às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, inclui a homenagem aos trabalhadores aposentados da Autarquia, a entrega das Medalhas da Cidade e um momento musical com o Coral Infantil de Setúbal.

Ao início da tarde, às 15h00, é inaugurada a rotunda “Jacinto João”, criada em memória do antigo jogador do Vitória Futebol Clube e localizada junto do topo sul do Estádio do Bonfim.

A sessão solene de abertura das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage está agendada para as 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, durante a qual é apresentada oficialmente a comissão de honra do programa comemorativo.

A sessão conta ainda com um momento musical, em que Nuno Lopes acompanha o barítono Carlos Pedro Santos na interpretação da obra “Bocageana – Cinco Sonetos”, Op. 37, de Gaspar Fernández Gil.

O livro “Bocage – A Imagem e o Verbo”, de Daniel Pires, investigador que dedicou vários estudos à vida e obra do poeta, é apresentado às 17h00, na Casa da Cultura.

A obra agora lançada, editada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, em colaboração com a Câmara Municipal, reúne substancial iconografia bocagiana.

A LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão realiza, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega de prémios do XVII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, seguindo-se, às 18h30, no Largo da Fonte Nova, a inauguração da Mercearia Confiança do
Troino, momento que inclui um apontamento cultural a cargo do Teatro do Elefante.

A exposição “Bocage e o Livro na Época do Iluminismo”, organizada pela Autarquia e coordenada por Daniel Pires, é inaugurada às 19h00, na Galeria Municipal do 11. A mostra fica patente ao público até 28
novembro.

A terminar as atividades previstas para o 15 de setembro, às 21h30, na Praça de Bocage, realiza-se o concerto inaugural das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage.

A Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro José Ferreira Lobo, é acompanhada pelos solistas Cristiana Oliveira, Liliana de Sousa e Rui Silva.

Fotografia de Internet Archive Book Images