O Ciclo de Cinema “Cidade Europeia do Desporto 2016” exibe filmes dedicados ao tema do desporto, todas as quintas-feiras de julho, às 21h30, de entrada gratuita, na Casa da Cultura, em Setúbal.

O ciclo abre hoje, dia 7, com a exibição de “Como um Leão”, pelas 21h30. A obra, de Samuel Collardey, de 2013, sobre um jovem senegalês que sonha jogar futebol num grande clube europeu, é também o Filme Francês do Mês, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Alliance Française.

O ciclo “Cidade Europeia do Desporto 2016”, organizado pela autarquia, prossegue no dia 14 com a comédia “Um Dia nas Corridas”, realizada em 1937 por Sam Wood, com os Irmãos Marx, que passa também no âmbito do ciclo Cinema no Pátio, a ter lugar no Pátio do Dimas.

No dia 21, passa “Fuga para a Vitória”, de John Huston, de 1982, com Sylvester Stallone, Michael Caine, Max Von Sydow e Pelé. O filme centra-se na II Guerra Mundial quando um grupo de oficiais nazis organiza um jogo de futebol contra aliados prisioneiros, que aproveitam para planear uma fuga da prisão.

“Liga de Mulheres”, de Penny Marshall, de 1993, encerra a iniciativa integrada em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. A película, baseada em factos reais que remontam a 1943, quando o basebol profissional dos Estados Unidos perdeu as suas maiores vedetas, ausentes em combate na II Guerra Mundial, o que leva um grupo de mulheres a criar uma Liga de Mulheres.