Um grupo de 17 bombeiros de várias corporações do distrito, incluindo dos Bombeiros Voluntários do Montijo, partiu, no dia 5 de setembro, do quartel dos Bombeiros Voluntários do Montijo, para apoiar o combate aos incêndios florestais que estão ativos no norte de Portugal.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, acompanhado pelo presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, marcou presença neste momento, deixando palavras de incentivo aos bombeiros e evidenciando o orgulho que todos os portugueses sentem pelo serviço prestado pelos soldados da paz.

O grupo de bombeiros das corporações de Montijo, da Trafaria, do Seixal, do Barreiro, de Almada e de Pinhal Novo partiu para o norte do país com o apoio da Câmara do Montijo e da Junta, da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro que disponibilizaram o transporte necessário. Neste mesmo dia, os Bombeiros Voluntários do Montijo deslocaram, também, dois homens para o combate ao incêndio na Serra de Monchique, no Algarve.