O Barreiro acolheu as comemorações do 93º Dia Internacional das Cooperativas da Aliança Cooperativa Internacional e 21º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, este ano com o mote “Escolham as Cooperativas, Escolham a Igualdade”.

Na Sessão Solene, realizada a 9 de julho último, no Auditório Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/Instituto Politécnico de Setúbal, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, os presidentes da CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, Jerónimo Teixeira, e da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça, e os representantes da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Aldina Fernandes, da Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Armindo Fernandes, e, também, da CONFECOOP, Rogério Cação, este último, moderador.

A necessidade de uma resposta cooperativa às exigências da vida atual – de forma cada vez mais premente – foi uma mensagem que cruzou as intervenções da tarde. “A vida, hoje, o que mais impõe é que encontremos respostas coletivas”, sublinhou, no final da sessão, o presidente da CMB, reiterando as palavras dos restantes elementos que intervieram na sessão. “As cooperativas têm um papel historicamente relevante, particularmente nos sectores mais desprotegidos das populações, que se auto-organizavam para resolverem os seus problemas”. Neste particular, Carlos Humberto de Carvalho lembrou as várias cooperativas existentes no Barreiro, “algumas com mais de um século de existência”.

O presidente manifestou, ainda, o seu agrado pela realização da iniciativa que assinalou o Dia Internacional no Concelho. Em matéria de cooperativismo, é, na sua opinião, “um sentido de reconhecimento do papel que o Barreiro tem”. No final da sessão, aberta com uma atuação do Grupo Coral “Os Amigos do Barreiro”, foi homenageado o cooperativista João Faustino Cordeiro. Em sua representação esteve a esposa, Maria Natália.

CMB

Foto: CMB