Acelerar rumo a um Portugal mais competitivo, foi o mote para os oradores que participaram na Siemens Business Conference, evento dirigido para 300 gestores da Siemens Portugal, que teve lugar em Portimão.

O presidente da APS, João Franco, participou neste evento, tendo apresentado a sua visão relativamente ao futuro do sector portuário e ao seu contributo para o aumento das exportações em Portugal, tendo em conta a importância dos portos para as transações de mercadorias para as diferentes regiões do globo.

A espetacular evolução dos navios porta contentores e o seu impacto nos portos, especialmente no segmento dos ULCC – Ultra Large Container Carrier, a concentração ao nível de armadores e de operadores de terminal, o fenómeno das alianças de armadores e a análise dos principais indicadores do sector, marcaram a exposição do presidente da APS.

Neste enquadramento, o posicionamento do porto de Sines foi naturalmente o exemplo como Portugal se integra nesta lógica de desenvolvimento de transporte de larga escala, permitindo ligar o mercado exportador nacional a todo o mundo através de linhas regulares diretas, nas quais estão afetos os maiores navios em operação no mundo, que permitem ter elevadas economias de escala no transporte.

A digitalização do negócio portuário e as necessidades de integração com os diferentes modos de transporte foram outras matérias abordadas e que enriqueceram o debate moderado pelo jornalista Camilo Lourenço.