Na segunda quinzena de setembro, após as férias e o regresso dos alunos às escolas, o Auditório Municipal Augusto Cabrita retoma a programação, com a peça de teatro Depois de Darwin, da Companhia Teatro Extremo, de Almada. O espetáculo sobe ao palco do AMAC nos dias 25 – dirigido ao público escolar – e a 26 – para o público em geral.

Depois de Darwin é a 45ª criação da companhia. Este espetáculo, inserido no ciclo EmCena a Ciência, promove a relação entre a arte e a ciência, a partir de um texto da premiada dramaturga Timberlake Wertenbaker. A peça com encenação da consagrada atriz Ana Nave contou também com a participação de Paula Rosa, colaboradora do trabalho digital e multimédia da exposição “A Evolução de Darwin”, realizada em 2009 na Fundação Calouste Gulbenkian e apresentada em Madrid e Londres.

Dois atores e uma encenadora desempregados ensaiam um espetáculo onde é retratada a relação entre Charles Darwin e o capitão Robert FitzRoy, homem de espírito religioso e colérico, pouco atraído pelas descobertas científicas que Darwin realizou ao longo de cinco anos na viagem de circum-navegação que ambos partilharam no navio Beagle e que fundamentaram a sua Teoria da Evolução, servindo de base para o famoso livro Origem das Espécies. Em paralelo, a história resvala para uma narrativa colateral situada entre os intérpretes do próprio objeto teatral que os obriga a sair dos seus papéis e questionar a sua participação num projeto desta natureza, tendo em conta o mundo de que fazem(os) parte.

https://www.youtube.com/watch?v=Li70fHz9CLc

Ficha Artística e Técnica

Autor: Timberlake Wertenbaker; Tradução: José Henrique Neto;Adaptação: Oswaldo Mendes; Dramaturgia: Ana Nave e Rui Silvares; Encenação: Ana Nave; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes e Rui Cerveira; Conceção Plástica: Rui Silvares; Desenho de Luz: Celestino Verdades; Desenho de Som: Sandro Esperança; Vídeo de Cena: Paula Rosa;Movimento: Félix Lozano; Montagem e Adereços: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Design Gráfico: P2F atelier;Registo Vídeo: João Varela; Fotografia: Vítor Cid; Produção:Teatro Extremo

25 setembro |  sexta-feira | 10h30

Faixa Etária – 3º Ciclo do Ensino Básico, secundário e ensino superior

Duração – 1h40m s/intervalo

Local – Auditório Municipal Augusto Cabrita

Ingresso gratuito mediante inscrição na bilheteira do AMAC. Contacto – 21 2068230

26 setembro | sábado | 21h30

Faixa Etária – M/12

Duração – 1h40m s/intervalo

Local – Auditório Municipal Augusto Cabrita

Ingresso – 5,00€

 

Ingressos à venda no AMAC e Posto de Turismo (Mercado Municipal 1º de Maio).

CMB

Foto: CMB