Vivenciar um dia no campo, no qual se pode aprender mais sobre horticultura e produtos agrícolas, numa experiência autêntica do mundo rural é a próxima proposta do programa turístico “Alcácer com Vida”.

Agendado para dia 12 de setembro, “Um Dia na Quinta”, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal em parceria com A Horta do Zé, é mais do que uma mera visita ao campo ou um passeio didático; esta é uma experiência única na qual os participantes têm a oportunidade de ser “donos” de uma herdade por um dia e de cuidar dos seus campos, envolvendo-se num conjunto de atividades que têm como lema o humor enquanto veículo para que energias e informações fluam com maior eficácia.

“Um Dia na Quinta” começa às 10h, com a concentração dos participantes junto ao Posto de Turismo, no Largo Luís de Camões (Alcácer do Sal). Daqui, segue-se para A Horta do Zé, situada na Herdade de Porches, onde vai decorrer uma visita guiada à horta e ao jardim das ervas aromáticas, sendo depois distribuída uma receita que estará na base da colheita dos ingredientes com os quais os participantes confecionarão o almoço, numa aula de culinária com um Chef. Depois de almoço decorre a “hora de reflexão” e um momento de diálogo e de partilha de experiências.

Os interessados em participar nesta iniciativa devem inscrever-se até 9 de setembro no Posto de Turismo, através do telemóvel 911 794 685 ou dos e-mails [email protected] e [email protected]

Dedicada ao objetivo de restabelecer a ligação entre o Homem e a Natureza, através de projetos que estreitem as relações entre os mundos urbano e rural, entre a cozinha e a horta e entre a saúde e a alimentação, recorrendo a uma abordagem original e divertida, A Horta do Zé é uma horta biológica que produz alimentos saudáveis, mas também um espaço cultural. Para mais dados sobre a mesma e sobre esta experiência em concreto, consulte http://hortadoze.com/o-que-fazemos/workshops-e-eventos/de-sol-a-lol/

Passeios de helicóptero e de galeão, caminhadas e observação de aves são outras das apostas do programa turístico “Alcácer com Vida”, que decorre até ao final do ano. Promovidas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal em parceria com entidades que operam no concelho, as atividades são acompanhadas por técnicos especializados nos setores. Para mais informações, consulte http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Paginas/AlcacercomVida.aspx.