Este ano, a AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal comemora 15 anos de atividade. A AMESEIXAL tem desenvolvido uma importante ação de promoção da eficiência energética e da diversificação das fontes de energia junto da comunidade, que, de ano para ano, se tem vindo a consolidar. A experiência e know-how adquiridos ao longo desta década e meia de atividade têm garantido o reconhecimento da AMESEIXAL enquanto parceiro estratégico para este setor.

O lema: “Pensar Globalmente – Agir Localmente” aplica-se perfeitamente aos temas da poupança de energia e das energias renováveis. O cumprimento das metas, a nível nacional, passa pela implementação de inúmeros projetos a nível local, em todos os sectores de atividade, e pela sensibilização da população no seu conjunto. As Agências de Energia, locais ou regionais, têm como principais objetivos promover uma melhor utilização da energia em todos os sectores de atividade e uma maior utilização das fontes de energia renováveis, bem como, proteger o ambiente e contribuir para um desenvolvimento sustentável da área onde estão inseridas.

Em 15 anos, muitos foram os estudos e projetos desenvolvidos pela AMESEIXAL. Pelo seu impacto destacam-se:

2000
Plano Municipal de Energia do Seixal
Este documento, uma das pedras angulares da estratégia de atuação da Agência, teve como objetivo acompanhar a evolução da situação energética a nível local e nacional, delineando uma estratégia de intervenção ao nível do Concelho. Este trabalho foi muito útil aquando da elaboração do Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), no âmbito da adesão da Câmara Municipal do Seixal ao Pacto de Autarcas, em 2011.

2001
Estratégia de Intervenção nas Piscinas Municipais do Concelho do Seixal
A AMESEIXAL tem vindo a apoiar a implementação de medidas de poupança de energia nos diferentes Equipamentos Municipais, através de estudos técnicos, em diversas vertentes, como são o exemplo a instalação em Piscinas de mantas térmicas para a cobertura do plano de água, a análise da viabilidade técnica e económica da instalação de energia solar térmica e outras energias renováveis.

2002
Curso de Instaladores de Equipamentos Solares Térmicos
A AMESEIXAL, em colaboração com o Centro de Formação Profissional do Seixal, promoveu duas edições de um curso para formação de técnicos na área da energia solar. Pretendeu-se, desta forma, contribuir para uma expansão do mercado dos coletores solares, fornecendo competências aos profissionais do setor e a outros interessados.

2003
Projeto “Pedale pela Sua Saúde”
Em 2003, a AMESEIXAL adquiriu uma frota de 70 bicicletas para disponibilizar aos munícipes, como medida permanente do Dia Europeu Sem Carros. Este projeto, desenvolvido em colaboração com o Município do Seixal, serviu para promover o transporte sustentável, através do incentivo à utilização da bicicleta e dos transportes públicos. Em 2012, a Agência cedeu 20 das referidas bicicletas ao projeto BICFUN que visa melhorar a mobilidade dos trabalhadores dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal em deslocações no concelho.

2004
Análise da Fatura Energética da Câmara Municipal do Seixal
Os tarifários de energia elétrica têm vindo a ser cada vez mais complexos e diversificados, tornando difícil ao consumidor final a sua escolha acertada. É necessário identificar o tarifário e potência contratada que melhor se adequa ao consumo e perfis de utilização de cada local de consumo. O trabalho efetuado pela AMESEIXAL nesta área tem permitido economias avultadas ao Município do Seixal.

2005
Construção do Website da AMESEIXAL
A AMESEIXAL ficou mais próxima de todos com o lançamento do seu espaço na Internet. Neste website, dirigido aos munícipes, Associados da AMESEIXAL, empresas e a todos interessados, pode encontrar-se informação sobre a utilização racional dos recursos energéticos e as energias renováveis, as boas práticas ambientais, os serviços prestados pela Agência ou mesmo ouvir o programa radiofónico Energia Positiva.

2006
Exposição de Energias Renováveis
Esta exposição tem como objetivo dar a conhecer aos munícipes as tecnologias existentes para o aquecimento da habitação e das águas sanitárias e para a produção de eletricidade baseadas nas energias renováveis, numa colaboração com o Grupo Sonae Sierra e a Câmara Municipal do Seixal. Em 2015 decorrerá, no RioSul Shopping, a 10ª edição deste certame.

2007
Programa de rádio “Energia Positiva”
A AMESEIXAL em colaboração com a Rádio RDS tem desenvolvido um programa radiofónico, com uma periodicidade semanal, para difundir conselhos e boas práticas na área da energia e do ambiente, com base em entrevistas a peritos, instituições e empresas. Desde o início do projeto, em 2007, foram realizadas mais de 220 entrevistas.

2008
Projeto “Eco-famílias”
Este projeto, numa colaboração com a Câmara Municipal do Seixal, pretende avaliar o consumo das famílias e o potencial de redução do mesmo, pela alteração de hábitos de utilização dos equipamentos e, potencialmente, pela substituição de equipamentos energeticamente ineficientes por equipamentos que preconizem uma utilizem mais racional da energia. Neste sentido, são realizadas visitas regulares de monitorização/aconselhamento às famílias do Concelho do Seixal que se inscrevem gratuitamente nesta iniciativa.

2009
Prémio “Selo Verde – Edifício Amigo do Ambiente”
Este Prémio visa apoiar a implementação, a nível local, do novo RCCTE – Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios, no sector residencial, bem como incentivar a apresentação de projetos mais eficientes e inovadores do ponto de vista energético, através da atribuição do galardão ao edifício mais emblemático do Concelho. Vários edifícios residenciais e de serviços do Concelho já foram galardoados com esta distinção. Os membros do júri têm vindo a constatar uma preocupação crescente com o consumo de energia e uma melhoria generalizada da qualidade construtiva dos edifícios a concurso.

2010
Semana Europeia da Mobilidade
A AMESEIXAL tem vindo a colaborar na organização das diversas edições da Semana Europeia da Mobilidade, tendo sido ainda responsável pela execução de diversas atividades, no âmbito da mobilidade sustentável. A destacar, a realização de Mostras de veículos e equipamentos ecológicos, a apresentação do projeto “100 dias de bicicleta em Portugal”, a colocação de sinalética em Braille com informação dos horários em diferentes estações, o apoio na implementação de sistemas de informação em tempo real das carreiras da TST e a organização de visitas aos operadores de transportes públicos.

2011
Pacto de Autarcas
No dia 20 de janeiro de 2011, a Câmara Municipal do Seixal formalizava a sua adesão ao Pacto de Autarcas, decisão já antes aprovada em Assembleia Municipal. Os Municípios aderentes a este Programa comprometem-se a reduzir em mais de 20% a emissão de gases de efeito de estufa, aumentar o contributo das energias renováveis no balanço energético local em mais de 20% e reduzir em mais de 20% o consumo de energia. Neste âmbito, a AMESEIXAL, em colaboração com a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal do Seixal, elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES) que contempla mais de 40 medidas, abrangendo um vasto leque de setores de atividade.

2012
Projeto LifeSaver
Este projeto, iniciado em 2011 e liderado pela UNINOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi cofinanciado pelo 7º Programa Quadro da Comissão Europeia. Teve como objetivo criar uma plataforma para as empresas industriais que permita às mesmas reduzir o seu consumo de energia e monitorizar as emissões de CO2 no âmbito do Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissão de CO2 (PNALE). Este projeto contribuiu para reforçar a capacidade da Agência em prestar apoio às empresas do Concelho reduzindo, deste modo, os seus custos e aumentando a sua competitividade.

2013
Estratégia de redução dos consumos de energia elétrica na Iluminação Pública
Esta estratégia pretende reduzir a fatura de Iluminação Pública paga pelo Município do Seixal e melhorar a qualidade da mesma no Concelho. Entre as medidas abrangidas, podemos destacar o inventário e georreferenciação de todas as luminárias do Concelho do Seixal, que visou identificar luminárias em mau estado de funcionamento e conservação, facilitando o encaminhamento das queixas à EDP. Esta análise permitirá ainda articular com a EDP o investimento na manutenção das colunas de iluminação e na atualização das tecnologias existentes, que poderá passar pela instalação de balastros eletrónicos, de lâmpadas mais eficientes (iodetos metálicos e LED) e de reguladores de fluxo, bem como a programação dos relógios astronómicos que permita otimizar o período da Iluminação Pública.

2014
Redução do consumo de eletricidade nas Escolas Básicas do concelho
Nos anos de 2012 e 2013, uma equipa de trabalho, envolvendo a AMESEIXAL e vários Serviços da Câmara Municipal do Seixal, visitou todas as escolas básicas do 1º ciclo do Concelho do Seixal com o objetivo de identificar medidas de redução dos consumos. Já no ano de 2014, foi iniciada a campanha de desativação de luminárias identificadas como desnecessárias durante a fase de auditoria. Nos 37 equipamentos visitados, foram desativadas cerca de 540 lâmpadas, que se traduziu numa redução dos consumos estimada em mais de 94.400 kWh por ano, o que corresponde a uma economia financeira anual de 18.600 €.

2015
Ações de sensibilização em escolas
A Comunidade Educativa, em geral, está pouco sensibilizada para as questões relacionadas com a temática da energia, nomeadamente a utilização racional de energia, energias renováveis e as alterações climáticas. Neste sentido, a AMESEIXAL tem vindo a propor um leque cada vez mais variado de atividades às escolas, incluídas no Plano Educativo Municipal (PEM), que abrangem um número cada vez maior de estabelecimentos do concelho. Entre as atividades propostas, podemos destacar o concurso de maquetas “Energias Renováveis, outra forma de futuro” dirigido a alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, que conta com a participação de centenas de crianças, ou ainda o concurso “Energy Game”, dirigido a alunos do 4º ano, que culmina, anualmente, com a realização de um evento final entre Municípios, sempre muito animado. Em 2015 foram oferecidas mais atividades, financiadas no âmbito do programa PPEC 2013-2014, com propostas tais como o projeto “Ventos de poupança”, que visa sensibilizar os alunos sobre a eficiência energética e o aproveitamento do potencial eólico, ou o projeto “Tutores de Energia” que visa criar a figura gestor de energia nos Agrupamentos de Escolas, através de ações de formação acreditadas de professores e ações de sensibilizações nos estabelecimentos de ensino.