No dia 17 de outubro decorre a primeira fase de plantação da Campanha Agrícola Solidária 2015, iniciativa promovida pela Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal.

O momento pretende dar início à plantação de 10 hectares de terreno agrícola cedido pela Empresa Bate-Folhas, Lda. e que fica marcado por ser também o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

A colaboração na campanha poderá ser feita através da participação na plantação ou através da oferta de plantas, adubos ou fitofármacos. Para o efeito deverá contactar o Núcleo Distrital de Setúbal da Rede Europeia Anti Pobreza, utilizando os contactos [email protected]; 265 535 330; 965 029 241.

A iniciativa surge no seio de um grupo de trabalho da Rede Social, que a ADREPES integra e que tem como principal objetivo refletir sobre a melhoria das respostas às situações de risco, exclusão e precariedade, bem como propor soluções que permitam potenciar, reconverter ou criar soluções flexíveis e adequadas às novas realidades sociais.

Assumindo como prioridade o aumento e a melhoria das respostas às necessidades alimentares da Península de Setúbal, nas dimensões familiar e institucional, a “Campanha Agrícola Solidária 2015”, que irá decorrer entre Outubro 2015 e Abril 2016 pretende produzir hortícolas que serão oferecidas a diversas instituições e famílias da região.

A iniciativa conta com alguns parceiros SAPEC, Viveiros Santo Isidro, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Banco Alimentar Contra a Fome, Europe Direct da Península de Setúbal, entre outros.